top of page

Projeto "Ateliê da Criança"

Inspirados pela oportunidade de promover um processo contínuo artístico-cultural no formato vivencial, experimental e criativo, a partir dos recursos da arte como disparadores de um movimento interno no período da infância. A criatividade pelo viés artístico e a troca cultural com as demais crianças e eventuais adultos, nos coloca numa importante posição de contribuintes-socioculturais para o cenário brasileiro atual. A voz como presença e a escuta como resgate de valores, atribuídos de muito afeto e experimentação pelo livre brincar, marcados por uma infância espontânea e expressiva.

 

O Ateliê, que acontece desde 2019, desenvolve um espaço de diálogo pela forma mais genuína de fazer arte, utilizando-se da verdade interior própria das crianças que criam um tempo-espaço único, expansivo e substancial. A cada encontro, sem a obrigatoriedade de ser progressivo, mas aberto e participativo, feito para e com crianças de todas as idades. O intercâmbio de aprendizagem pelas idades variadas das crianças, valida o legado cultural primordial para tratarmos produção regional, compreender demandas, angústias e aberturas da expressividade artística local.

 

Em tempos de profundos desafios e transformações, vamos de arte! E a cada aposta e confiança das crianças e dos pais, contribuímos para manter o “céu suspenso sobre nossas cabeças” (expressão utilizada por indígenas).

+ Artes integradas +
+ Livre brincar +

+ Laboratório criativo +

+ Cultura +

+ Valores Humanos Universais +

+ Compartilhamento +

ATIVIDADES ROTINA

Algumas atividades são feitas como "rotina" para identificação das crianças com o projeto em tempo continuado, como:

- Recepção com instalação sensorial e sonora;

- Roda de boas vindas;

- Bate papo cultural;

- Lanche coletivo (oferta saudável e natural)

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS

Nossa programação é especialmente pensada e elaborada para dialogar com valores humanos universais e linguagens artísticas potenciais diversas, em processo de revezamento e integralidade. A ideia é explorar todas as possibilidades existentes nas artes integradas e no brincar. 

A cada edição, somamos profissionais de diversas áreas artístico-culturais, o que enriquece e diversifica a troca.

Revezamos: instalação ativa, estórias inéditas, músicas, instrumentos musicais, danças, poesias, literatura, artes visuais, jogos cênicos, desenhos, vídeo-educação, brincadeiras, temas, cuidados ecológicos e outros questionamentos e expansões.

O atual formato é mensal com duração de até 3 horas. Sábado ou domingo. Máximo 15 crianças por ateliê. 

Inscrições: Devem ser realizadas através do site: www.sympla.com.br

Faixa etárias: Variam de acordo com as atividades do mês, mas sempre há espaço para diálogos. Partilhamos da perspectiva de que toda criança apreende arte e cultura em diferentes processos de desenvolvimento motor a partir, também, da observação. Fica a critério dos pais avaliarem as atividades e escolherem se seus filho(a)s estão ou não aptos à participar.

IDEALIZADORA DO PROJETO

Carolina Rainho é mãe, artista cênica desde 2007 (DRT nº39572) e graduanda em Educação Física, pesquisa teatro, dança, performance e pedagogias alternativas para compor seus atos artísticos. Co criadora da Fruidores de Arte (2015), onde produzem artes integradas, idealizadora do Ateliê da Criança, onde encontrou uma forma de aplicar seus estudos em processo continuado e vivencial com crianças que vão ao seu encontro mensalmente. É membro da Associação Santos Lixo Zero, colaboradora na Editora Expressão Livre, cofundadora do Grupo Amora Terra e recém idealizadora do Projeto Rebento ao lado da artista Mayra Pimenta. Destaques em 2019: realização do espetáculo “Hotxuá e a Festa da Batata” pelo 7º Concurso FACULT de Santos, “Ateliê da Criança” na Semana do Brincar pelo Sesc Santos, intervenção “Percursos Poéticos” na Feira Internacional do Livro pelo Sesc Ribeirão Preto, lançamento da Editora Expressão Livre na Estação da Cidadania, produção do espetáculo de palhaçaria “O Que Será?” no Sesc Catanduva, “Respiração e Movimento” atividade realizada na programação colaborativa de 1 ano do "Jardim Fabiana Oliveira", entre outros.

SOBRE O ESPAÇO PARCEIRO - LA CASITA ATELIÊ

La Casita é a casa-ateliê dos artistas Nice Lopes e Gabriel Montenegro.

Nice Lopes é ilustradora, artista visual e publicitária. Gabriel Montenegro é artista plástico, bonequeiro e designer de estamparia.

La Casita é ao mesmo tempo galeria de arte independente e residência, onde os visitantes tem a oportunidade de apreciar arte em um ambiente acolhedor e criativo numa proposta intimista de visitação, com agendamento prévio e atendimento personalizado.

Um dos cômodos da casa abriga uma mini-sala de leitura composta por mais de 150 títulos infanto-juvenis para consultas no local. Telas, fotografias, poster e bonecos de papel machê estão espalhados por toda a casa numa interação perfeita com os ambientes.

 

Endereço: Rua Guaibê, 104 - Aparecida - Santos/SP - cep 11035-190

la casita.jpg
EDIÇÕES ANTERIORES
Nosso%20ateli%C3%AA%20de%20hoje%20teve%2

Março 2019

Documentação de estória criada

DSC_0053.jpg

Março 2019

Experimentação de instrumentos musicais 

Registros do nosso último Ateliê da Cria

Abril 2019

Especial Abril Indígena

Brincadeira de cultura indígena

Brincamos com crianças extremamente espe

Maio 2019

Especial Semana Mundial do Brincar pelo Sesc Santos

MPP_1445.jpg

Maio 2019

Jogos e brincadeiras de cultura indígena

MPP_1420.jpg

Maio 2019 

Jogos e brincadeiras de cultura indígena

DSC_0141.JPG

Outubro 2019

 Respiração e Movimento - em comemoração ao 1º aniversário do Jardim Fabiana Oliveira

GOPR0006.jpg

2019

Antigo espaço do ateliê

la casita 2.jpg

2020

NOVO ESPAÇO PARCEIRO PARA O ATELIÊ DA CRIANÇA

la casita 3.jpg

2020

Um dos ambientes de La Casita

Sem_título_2.jpg

Janeiro - 2020

Recepção sonora 

DSC_0020.JPG

Janeiro - 2020

Confecção de capas artesanais 

DSC_0011.JPG

Janeiro - 2020

Instalação sensorial e apreciação estética 

DSC_0005.JPG

Janeiro - 2020

Nosso quintal-inspiração <3

bottom of page